Prime Contabilidade

IR 2017: 4 dicas para evitar cair na malha fina

IR 2017: 4 dicas para evitar cair na malha fina

Desde 2015, a malha fina do IR, que até então era preocupação das pessoas físicas, passou a assombrar, também, as empresas. No mesmo ano, foi divulgado o número de 26 mil empresas com irregularidades em suas declarações de 2012.

Em 2016, quando foram divulgados os dados de 2013, houve uma diminuição significativa no número de empresas na malha fina do IR, que passou para 15 mil. No entanto, como a fiscalização está mais rigorosa, o cuidado e atenção devem ser redobrados.

O período de declaração do Imposto de Renda para pessoa física inicia-se no dia 2 de março e estende-se até 28 de abril. Já para empresas, será por períodos trimestrais, encerrando-se nos dias 31 de março, 30 de junho, 20 de setembro e 31 de dezembro de cada ano, podendo ser feita, também, anualmente. A determinação, nestes casos, será pela base do lucro real, sendo arbitrado ou presumido.

Em fevereiro, a Receita Federal deu início a algumas ações na malha da pessoa jurídica relativas à contribuição federal, e aproximadamente 14 mil empresas serão alertadas por meio de cartas, enviadas para o endereço cadastral.

A preocupação dos técnicos da receita é ajustar uma situação recorrente. Indícios apontam que os contribuintes que caíram na malha fina do IR o fizeram por prestar informação incorreta. Para auxiliar nesse processo e evitar que sua empresa caia na malha fina, confira algumas dicas que vão deixar os seus negócios longe do leão.

1. Seja coerente

Declare todo o faturamento da empresa enquadrado tributariamente. Isto acontece semanalmente e trimestralmente, então não há como fazer uma declaração anual que seja distinta do que foi declarado durante o ano.

Vale lembrar que é altamente arriscado e não recomendável tentar esconder algo da Receita Federal, pois seus técnicos têm acesso a informações de terceiros, como faturamento via cartão de crédito, por exemplo, e poderão identificar inconsistências na sua declaração.

2. Esclareça as dúvidas

Sempre que você tiver alguma dúvida, consulte a legislação. Ao perceber um erro, corra atrás para corrigi-lo. Não se arrisque com o fisco pensando que uma declaração mal feita passará despercebida.

Em tempos de Lava Jato, a Receita está ainda mais atenta a cada detalhe das declarações de imposto de renda, e cair na malha fina do IR por um erro pode custar caro e ser uma grande dor de cabeça para a sua empresa.

3. Procure um especialista

O ideal é que a empresa tenha o acompanhamento de um contador ou assessoria de um escritório especialista. Uma contabilidade bem feita ao longo do ano, com o cumprimento de todas as obrigações, gera relatórios que subsidiarão as informações a serem declaradas, diminuindo, assim, a chance de sua empresa cair na malha fina do IR.

Por isso, não hesite em buscar um serviço especializado: você perceberá que essa iniciativa não será um custo, mas um importante investimento para sua empresa.

4. Tenha cuidado

Cair na malha fina do IR pode levar uma empresa a falência. As multas variam de R$ 50,00 a R$ 1.500,00, por declaração e, em alguns casos, é cobrado 4% sobre os débitos declarados. Por isso, o melhor é entregar as declarações trimestrais e anuais corretamente, assim, além de não ter problemas com o leão, você estará evitando que consequências maiores possam vir a acontecer em função de erros em sua declaração.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Como sua empresa se prepara para não cair na malha fina do IR? Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins