Carga tributária: garanta redução para sua empresa
Diminuir sua carga tributária e manter uma empresa financeiramente saudável no Brasil não está fácil. Apesar de ser conhecido como o país do empreendedorismo entre os BRICS, os brasileiros são conhecidos por pagar uma das taxas de impostos mais altas do mundo.
Em consequência, ser empresário, em meio a tanta cobrança, é um desafio imenso. O pagamento de tributos tem dificultado muitos negócios a manterem o ritmo de crescimento.
Para sobreviver, uma empresa precisa encontrar o equilíbrio entre seus gastos e investimentos, tendendo cada vez mais para o último, que, teoricamente, significa o retorno financeiro em um futuro próximo.
Por isso, é fundamental ter em mente que, com a carga tributária sendo a inimiga número um das empresas, a sobrevivência está em jogo a partir do ponto de vista adotado: é hora de manobrar, buscando uma redução de impostos.
Para isso, ter um escritório de contabilidade é fundamental para a empresa, pois ele é um dos responsáveis por trazer resultados concretos às finanças mensais, semestrais, anuais. O contador não é apenas um cargo dado a quem soma e subtrai, mas, sim, àquele que torna possível sobreviver em meio ao caos tributário brasileiro.
A seguir, saiba mais sobre como ter um bom planejamento tributário é fundamental não apenas para a redução de impostos, mas também para ajudar na sustentabilidade de seu negócio.
A sobrevivência tem nome: contabilidade
Se a sua empresa ainda não possui um contador, chegou a hora de contratar uma consultoria especializada, pois é por meio dela que você enxergará as saídas simples e lícitas às dúvidas que tantos tributos trazem ao futuro promissor de seu negócio.
Quando o assunto é imposto, tenha em mente um tópico: sonegação nunca é pauta para a sua empresa! Sonegar é crime e distorce a realidade que os números precisam trazer.
A resposta é, portanto, um termo bastante sonhado entre os empresários de todos os portes e segmentos: planejamento tributário.
Redução de impostos como possibilidade concreta
Um ponto de convergência entre todos os contadores é que a principal forma de economizar é enquadrar a empresa adequadamente. Realizar o planejamento tributário é o meio mais simples e rápido para atingir a redução de impostos de sua empresa.
Para começar, isso dará grande perspectiva diante dos balancetes e saldos periódicos que você terá em mãos, o que pode gerar boas estimativas e controle no ato de pagamento de carga tributária.
De acordo com o planejamento tributário, sua empresa pode optar pelo lucro real ou presumido, por exemplo. No primeiro caso, ainda dá para escolher entre o lucro real anual ou trimestral. Se o faturamento de sua empresa é sazonal, opte pelo lucro real anual, caso contrário, escolha o trimestral.
Dessa forma, é importante fazer uma análise de enquadramento regularmente para saber qual é o melhor regime e garantir a redução de impostos em sua empresa.
Outras formas possíveis de redução de impostos
Na hora das compras, é sempre bom avaliar as alíquotas, verificando se o produto não ultrapassa os 40% de seu conteúdo em importação. Com isso, a mercadoria virá com alíquota de 4% de ICMS, e, se o empresário estiver enquadrado no Simples, não terá direito ao crédito do valor e terá de recolher a diferença de alíquota.
Outra forma é reduzir os impostos é com o pró-labore. Se sua empresa está no Lucro real, diminuir o pró-labore e implantar a distribuição de lucros isentos aos sócios poderá economizar quase 48% sobre os valores retirados. Existe ainda a opção de dividir a empresa em diversas fases, definindo o melhor regime tributário para cada uma delas.
Diante do apresentado, a redução de impostos é, sim, possível, e muitas empresas pagam mais do que deveriam unicamente pela falta de uma boa gestão contábil.
Refaça seu planejamento financeiro, opte pela tributação de acordo com o seu modelo de negócio e, é claro, tenha um contador de confiança para lhe dar respostas e as melhores soluções para a sua empresa. Ter este tipo de consultoria é um daqueles investimentos que podem trazer muito resultado nas suas finanças no médio e longo prazo.
E na sua empresa, como está o planejamento tributário? Gostou de nossas dicas de como garantir a redução de impostos de forma legal? Compartilhe sua
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Veja Também:
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira