Declaração Imposto de Renda 2021: o que são rendimentos tributáveis
Seguindo a nossa série sobre a declaração do Imposto de Renda 2021, decidimos decifrar alguns termos comumente usados na hora da declaração e que podem pegar algumas pessoas desprevenidas.
Pode ser que seja a sua primeira vez declarando, ou você já declare há algum tempo, saber, de letra, como preencher o imposto de renda pode ser difícil. Por exemplo, você sabe o que são os rendimentos tributáveis? Sabe qual é a melhor opção de declaração desses rendimentos?
Mesmo com as informações comuns, é preciso ter cuidado para não cometer erros e acabar na malha fina.
Este assunto lhe causa dúvidas? Não se preocupe, vamos te ajudar a entender melhor neste breve artigo.
O que são rendimentos tributáveis?
Resumidamente, os rendimentos tributáveis são todos aqueles valores que você recebeu ao longo do ano e que você pode descontar na hora da declaração do Imposto de Renda 2021.
Ou seja, não estar ciente de cada um deles pode fazer com que você perca a possibilidade de diminuir o valor da sua declaração. Não queremos isso, certo?
Portanto, fique atento a lista completa de todos os rendimentos tributáveis retirada do site da Receita Federal:
- Rendimentos provenientes do trabalho assalariado e remunerado: salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, vantagens, subsídios, honorários, diárias de comparecimento, bolsas de estudo e de pesquisa, remuneração de estagiários.
- Benefícios e direitos trabalhistas: férias; licença especial ou licença-prêmio; comissões e corretagens; gratificações, participações, interesses, percentagens, prêmios e quotas-partes de multas ou receitas.
- Aluguéis recebidos: valores recebidos por um imóvel cedido; valor locativo da cessão do uso de bens de propriedade do empregador.
- Pensões: civis ou militares, de qualquer natureza, de institutos, caixas de aposentadoria ou de entidades governamentais, em virtude de empregos, cargos ou funções exercidos no passado.
- Prestação de serviços: remuneração de representantes comerciais autônomos; conselheiros fiscais e de administração; diretores ou administradores de sociedades anônimas, civis ou de qualquer espécie; titular de empresa individual ou sócios de qualquer espécie de sociedade; trabalhadores que prestem serviços a diversas empresas, agrupados ou não em sindicato.
- Aposentadorias: benefícios recebidos de entidades de previdência privada; resgates efetuados pelo quotista de Fundos de Aposentadoria Programada Individual; parcela que exceder ao valor de isenção previsto, decorrentes de aposentadoria e pensão.
- Encargos dos empregadores: verbas, dotações ou auxílios, para representações ou custeio de despesas necessárias para o exercício de cargo, função ou emprego; despesas pagas diretamente ou mediante a contratação de terceiros; e outras despesas ou encargos pagos pelos empregadores em favor do empregado.
Tipos de cobrança de rendimento tributáveis na declaração de IR 2021
Durante a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode optar por duas alternativas de declaração: a simples ou a completa. Cada uma irá calcular os rendimentos tributáveis de uma forma.
Na primeira opção a Receita aplica um desconto padrão em todos os rendimentos, sendo esse desconto de 20%. Já na segunda opção de declaração, além dos rendimentos, outras possibilidades de abatimento são consideradas, como gastos com saúde e educação. O desconto então pode ser menor e a restituição maior.
Como decidir entre os tipos de declaração? Isso irá depender da quantidade de despesas dedutíveis e a apresentação de todos os comprovantes necessários. Ou seja, um bom estudo de caso e uma boa organização.
Como preencher sua declaração de Imposto de Renda 2021
Você sabe como preencher o Imposto de Renda? Se não souber, não se preocupe; você não está sozinho e por isso separamos este espaço para te ajudar a entender como preencher da forma correta e fugir da malha fina.
1. Identificação
Na área de identificação do contribuinte você deve incluir as suas informações pessoais, tais como RG e CPF.
Se tiver dependentes, no campo “dependentes” preencha com as informações pessoais deles; seguindo as mesmas considerações das suas informações pessoais.
O campo “alimentandos” é reservado para casos de gastos com pensão alimentícia; se não for o seu caso, não é preciso preencher.
2. Rendimentos
Você deve preencher os campos conforme se apliquem a sua situação. Por exemplo: no campo de rendimentos tributáveis recebidos de PF/Exterior, estão aqueles rendimentos que vieram de pessoas físicas ou do exterior. Já os “rendimentos isentos e não tributáveis” são aqueles que têm como distribuição de lucros.
Você pode preencher também os “rendimentos tributáveis recebidos de PJ”, “rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva” (aplicações financeiras, por exemplo), entre outros.
3. Impostos, pagamentos e doações
Preencha o campo “Imposto pago/retido”, em caso de retenção do IRRF devido quando há o recebimento de alguns rendimentos específicos.
O campo “pagamentos efetuados” deve ser preenchido em caso de pagamentos de pensão alimentícia, aluguéis, educação e despesas médicas, por exemplo.
“Doações efetuadas”, caso você tenha feito doações para alguma instituição durante o ano de 2020. Mas atenção: caso a doação tenha sido feita para um partido político ou candidato, o campo a ser preenchido é outro.
4. Bens, dívidas e espólio
Os campos estarão separados em: “bens e direitos”, “dívidas e ônus reais”, e “espólio”.
No primeiro devem ser declarados todos os seus bens e direitos, como veículos e imóveis, assim como financiamentos e aplicações financeiras.
Em dívidas e ônus, você deve declarar toda e qualquer dívida acima de R$ 5 mil (sem contar financiamentos).
Por último, caso seja herdeiro de algum contribuinte já falecido, você deve declarar o conjunto de bens, direitos e rendimentos deixados por ele.
Este conteúdo foi útil para você? Esperamos que tenha lhe ajudado a entender o que são os rendimentos tributáveis e a como preencher o Imposto de Renda.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021 já está aberto e correndo. Este processo não precisa ser complicado, basta se organizar com antecedência e contar com a Prime Contabilidade.
Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira